segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Duas palestras durante o mês de setembro - SP e PR

Caros amigos seguidores deste blog,
.
Nossa convivência virtual tem sido bastante produtiva, por isso eu os agradeço pelo esforço e dedicação às minhas postagens. Permitam-me divulgar duas palestras que ministrarei durante o mês de Setembro, permitindo nosso encontro físico em São Paulo ou em Curitiba:
.
- São Paulo: Sexta-feira, dia 24 de setembro de 2010, a partir das 18:30h recepção e 19:00 às 21:00 palestra e discussão dos temas.
Título da palestra: Historiografia e Gêneros Literários.
Resumo: Com apoio na ideia de que não temos a nossa disposição uma verdade única acerca dos fenômenos naturais e humanos, podemos entender a história como uma construção narrativa e que, além disso, esta narrativa teoria como eixo quatro possíveis gêneros literários: o romance, a tragédia, a comédia e a sátira.
Local: Livraria SBS - Butantã
Av. Vital Brasil, 695
CEP 05503-001
Tel.: (11) 3819-4001. livrariainternacional@sbs.com.br
.
- Curitiba: Terça-feira, dia 28 de setembro de 2010, das 14:00 às 17:00.
Título da palestra: A Historiografia da Ciência de Thomas Kuhn.
Resumo (feito por Daniel Tozzini, amigo kuhniano e mestrando da pós-graduação em filosofia na UFPR): Seminário sobre Thomas Kuhn. Quem o ministrará será a Deborá Aymoré, doutoranda da USP. Seus estudos sobre Thomas Kuhn têm um viés alternativo. Os problemas que ela analisa tentam colocar em pauta a história da ciência e a perspectiva do historiador, antes da do filósofo ou do cientista. Vale a pena darmos uma olhada. Suas apresentações são bastante didáticas e sempre acompanham um bom recurso visual.
Local: UFPR, a confirmar com mais detalhe, mas provavelmente nos alocaremos em alguma sala no sexto andar do Dom Pedro II.
.
Grande abraço a todos!

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelas palestras e boa sorte em todas elas!

Ainda estou rindo do "Seus estudos sobre Thomas Kuhn têm um viés alternativo", rsrsrs.

Débora Aymoré disse...

Você tem razão, André. Achei uma descrição bem interessante. O Daniel também estuda Kuhn e assistiu uma de minhas palestras no primeiro semestre, então ele sabe do que está falando quando faz essa descrição.

Obrigada pelo apoio.

Débora Aymoré disse...

Bem, a atividade na livraria SBS já ocorreu. Depois pretendo postar algumas informações sobre ela. No caso da palestra em Curitiba, a sala está definida. UFPR, Reitoria, Edifício Dom Pedro II, sala 603. Aproveito para agradecer os esforços do Prof. Eduardo Barra e do mestrando Daniel Tozzini por todo o trabalho de organização.